Posted on

Muitos estariam interessados em saber como proceder para comprar e vender propriedades com fins lucrativos

Comprar e vender com lucro costumava ser “fácil”. Ao longo do milênio, você poderia comprar um imóvel e ter a garantia de que ganharia dinheiro em alguns anos e, em alguns casos, em alguns meses. Algumas pessoas (e credores hipotecários!) Pareciam pensar que os preços das casas continuariam a subir, outras alertaram sobre uma bolha imobiliária, mas não pareciam ser capazes de prever com precisão quando ela estouraria.

No entanto, estourou, começando nos Estados Unidos e atingindo o Reino Unido com muita força. A recessão parecia ter começado no setor imobiliário e Terreno em Sorocaba em poucos meses vimos as vendas caírem 50% e os preços caíram 20% em relação ao pico de 2007. As receitas de aluguel, que normalmente aumentam quando os preços das casas caem, sofreram quedas anuais de 5% ou mais, aumentaram os nulos, assim como os aluguéis atrasados.

No momento, parecemos estar em um estranho estado de fluxo. Ninguém parece saber o que vai acontecer a seguir. Ninguém pode acreditar que uma recessão tão acentuada, em menos de 12 meses, possa parecer “encerrada”. No entanto, relatos de rebentos verdes no mercado imobiliário e na economia em geral parecem ser comentados diariamente. O setor privado está alegando que suas carteiras de pedidos estão crescendo novamente e os números recentes até sugerem que o desemprego está diminuindo.

Mas as coisas estão realmente começando a mudar? E quanto à enorme dívida que temos como país, estimada em £ 13.000 por habitante de nossa população *? É verdade que os negócios sofreram o impacto da crise de crédito e o setor público ainda não foi fortemente pressionado? Se isso for verdade, que efeito os cortes de empregos no setor público e o congelamento (ou corte) de salários teriam em nossa economia – e no mercado imobiliário – no próximo ano?

Mais importante, como investidores imobiliários, o que isso significa para você? Quais são as boas notícias? Quais são as más notícias? E o mais importante, se você tem dinheiro para investir, há alguma propriedade que seja ‘segura’ para investir? Os lucros de curto prazo com a propriedade são possíveis ou só é possível ganhar dinheiro com a propriedade no longo prazo?

As boas notícias

Muitos investidores que saíram do mercado em 2006 (ou antes) estão comprando pesadamente desde outubro de 2008. Aqueles que compraram nos primeiros seis meses do crash se beneficiaram ao abocanhar pechinchas da enorme oferta excessiva de propriedades para venda e um aumento maciço nas reintegrações de posse. Comprar ‘abaixo do valor de mercado’ tornou-se a ‘frase favorita’ da indústria de investimentos imobiliários e investidores astutos estavam comprando propriedades até 50% abaixo de seu valor real.